sábado, 14 de junho de 2014

Escola de futebol ou bloco de embalo?



A propósito de Brasil 3 x 1 Croácia, concordo em gênero e numero, só não em grau, com Paulo Cezar "Caju":
http://oglobo.globo.com/blogs/blog-do-caju/
"Dois personagens foram decisivos na vitória do Brasil, o goleiro grandalhão Pletikosa [gênero] e o árbitro japonês Yuichi Nishimura [número]. (...) Qual lance maravilhoso vimos hoje? Vimos, sim, um chute errado entrar, duas falhas do goleiro adversário e uma arbitragem camarada. Sinceramente, acho pouco."

Só não concordo com o nosso genial Nariz de Ferro quando diz que "esse não é o nosso futebol. Estamos copiando outras escolas e podemos fazer melhor do que todas elas, juntas, [grau] se acreditarmos em nosso potencial."


Não creio que nossa escola seja, por definição, a melhor, nem que seja questão de acreditar.

Depois de um quarto de século de decadência tática e técnica associada a causas que se podem definir, literalmente, como "de economia externa e interna" - isto é, a financeirização do futebol mundial e a pilhagem da CBF pela família Havelange e seus apaniguados - a "escola brasileira de futebol" virou, no melhor dos casos um "bloco de embalo" do primeiro grupo. 

Não foi por outra razão que Felipão foi chamado para o cargo: no pântano atual, um técnico carismático capaz de montar um "time de embalo" parece ser, de fato, a única chance de ganharmos esta Copa do Mundo. 

Retornarei um dia, quem sabe, ao assunto com a postagem "Parreira o tecnocrata, Dunga o disciplinador, Felipão o carismático: a burocratização da escola brasileira de futebol".

Cordão da Boa Preta em 1918 ACERVO BOLA PRETA
2014-06-14